Contabilidade Colaborativa e a sua importância

O conceito de Contabilidade Colaborativa veio acelerar e melhorar o modo como a contabilidade é feita nos dias de hoje.

Com a grande digitalização do mundo em que vivemos, todas as áreas tiveram que se adaptar a esta transformação, e a Contabilidade não foi exceção.

É nesta  transição de processos contabilísticos tradicionais para um paradigma digital que surge o conceito de contabilidade colaborativa.

Esta digitalização impulsiona uma aceleração gigante, para além de levar a uma diminuição dos custos operacionais e ao aumento da produtividade.

O Cloud Computing, por exemplo, ajuda não só a reduzir custos como também a evitar a duplicação do trabalho.

Desta forma, percebemos que a base da Contabilidade Colaborativa é a tecnologia. Esta tecnologia faz com que contabilistas e empresas/clientes consigam trabalhar de forma sincronizada, tornando-se cada vez mais necessário que as empresas de contabilidade apostem numa plataforma tecnológica que permita, como por exemplo, registos contabilísticos e processamento de salários mais rápidos e rigorosos, registo de recibos ou notas de pagamento, gestão de tesouraria…

Uma plataforma destas, acessível 24h por dia, através da internet, em qualquer hora e em qualquer lugar, traz mais simplicidade e rapidez nas transações, acabando com a lacuna que existia entre empresários e contabilistas. No meio de tantas vantagens, o  processo de comunicação entre entidades é também otimizado, evitando reuniões e trocas de emails muitas vezes desnecessário.

Sendo a contabilidade colaborativa totalmente online, a necessidade de servidores físicos deixa de ser relevante, reduzindo desta forma não só os gastos em equipamentos como também estabelecendo uma melhor organização na empresa.