Ataques informáticos: a realidade dos nossos dias

Nos dias de hoje, torna-se cada vez mais comum ouvir falar em ataques informáticos, ciberataques ou hackers. A crescente e acelerada digitalização do mundo veio tornar esta uma realidade para ficar, e o melhor que pode fazer quanto ao seu negócio é proteger-se.

Esta semana que passou foi marcada por ataques à Vodafone e aos Laboratórios Germano de Sousa. Antes destes, podemos ainda lembrar a NOS, a SIC e o Expresso.

Porfírio Trincheiras, especialista em cibersegurança, explicou à CNN Portugal que “o crime que há na sociedade transitou para a internet”.

Aquilo que vimos acontecer ultimamente, depois desses ataques, são pedidos de resgate, e o que nos diz a experiência é que o pagamento destes resgates deve ser tido como a última opção. 

A melhor forma de se proteger a si e à sua empresa passa por criar backups e ser paciente. António Pinto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, explicou à CNN Portugal que “para conseguirem fazer reposição do sistema é preciso ter os backups salvaguardados fora da rede que foi atacada e ter também um servidor "a salvo" onde esse backup possa ser reposto”, e, para complementar, é preciso também assegurar que os servidores são higienizados, antes de se fazer o que quer que seja.

Então, lembre-se sempre, faça backups num servidor protegido e tenha a certeza de que não há locais “infetados”.

Mantenha a sua empresa protegida.

©   JCB Contabilidade.
Todos os direitos reservados.

Redes Sociais


Contactos

  • Rua de São Sebastião, 589 4750-542 Lijó Barcelos, Portugal

  • + 351 253 884 290custo da chamada para rede fixa nacional

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.